O Imperador Dragão da Terra

Dilong (que significa "imperador dragão") é um gênero de pequeno tyrannosauroid dinossauro . A única espécie é Dilong paradoxus. É a partir da Baixa Cretáceo Formação Yixian perto Lujiatun, Beipiao, no oeste Liaoning província de China . Ele viveu cerca de 130 milhões de anos atrás. Foi descrito por Xu Xing e seus colegas em 2004.

O nome é derivado do chinês帝Dì que significa "imperador" e龙/龙significado longa 'dragão'. "Di", "imperador", refere-se a relação desse animal para Tyrannosaurus rex , o "rei" tyrannosaurid. "Long" é usado para nomear os dinossauros chineses em muito a mesma maneira que os latino-sauro (nós) é no Ocidente. O nome específico, paradoxus, é uma latinização do grego antigo significado παράδοξον 'contra a sabedoria recebida "

Dilong paradoxus tinha uma cobertura de simples penas ou protofeathers . As penas foram observadas em impressões de pele fossilizada de perto da mandíbula e da cauda. Eles não são idênticas ao moderno pássaro penas, sem um eixo central e, provavelmente, usado para o calor, já que não poderia ter permitido o vôo. Tiranossauros adultos, encontrados em Alberta e Mongólia têm impressões de pele que aparecem para mostrar as escalas pebbly típicas de outros dinossauros. Xu et al. (2004) especulou que o tyrannosauroids pode ter tido revestimentos de pele diferente em diferentes partes de seus corpos - talvez escalas de mistura e penas. Eles também especularam que as penas podem correlacionar negativamente com o tamanho do corpo - que os jovens podem ter sido de penas, em seguida, lançar as penas e escalas expressa apenas como o animal se tornou maior e já não precisava de isolamento para se manter quente.

Quando Dilong foi descrita pela primeira vez, foi considerado um dos membros mais antigos e primitivos dos Tyrannosauroidea , o grupo que inclui o mais tarde, maior tyrannosaurids como Tyrannosaurus rex . Pelo menos, um estudo posterior, por Turner e seus colegas em 2007, novamente analisadas as relações de coelurosaurian dinossauros, incluindo Dilong, e descobriu que ele não era um tyrannosauroid. Em vez disso, eles colocaram Dilong dois passos acima do tyrannosauroids em sua filogenia; mais avançado do que Coelurus , mas mais primitivo do que o Compsognathidae . No entanto, outros estudos continuaram a encontrar Dilong como tyrannosauroid, e alguns (como Carr & Williamson 2010 ) encontrou Dilong a cair dentro Tyrannosauroidea, não entre os celurossauros mais avançados.

0 comentários:

Postar um comentário